Histórias são importantes. É a partir delas que a gente conhece mais a fundo sobre o coração das empresas. Mas tão importante quanto as histórias, é a forma como elas são contadas.
Esse é o Storytelling, a prática mais antiga de passar conhecimento e informação: contando histórias. Histórias incríveis, que engajam o público, passam uma mensagem, divulgam um produto ou até mesmo fortalecem uma marca.
Usar o storytelling nos seus vídeos pode ser uma estratégia muito importante para levar a sua produção audiovisual ainda mais longe.
Em vídeos, o storytelling serve para contar uma história de uma forma envolvente, com cenas que possuem conteúdo emocional, contadas a partir da perspectiva de um personagem, para passar a mensagem.
Você pode utilizar o storytelling para criar o seu roteiro. Vamos saber mais sobre isso?
Para utilizar essa estratégia, você precisa:
Ter em mente o seu objetivo, o que, para quem, quando, como e saber o porquê é relevante o que você vai falar. É a partir dessas respostas que você vai conseguir estruturar um bom (diríamos ótimo!) roteiro.
Tenha também os elementos básicos da história, que são:
Depois de ter todas essas informações estabelecidas, como trabalhá-la na construção do roteiro? Existem diversas opções de estruturas que podem ser feitas e pensadas para você colocar em seu roteiro.
Nenhuma estrutura deve ser seguida à risca, você pode adaptá-la ao seu roteiro, com substituições, acréscimos ou exclusões.
Procure sobre as estruturas de Joseph Campbell (como Jornada do Herói), Robert McKee (Story) e Christopher Vogler (A Jornada do Escritor).
Filmes são histórias e possuem a arte do storytelling em suas narrativas. Pode ser qualquer tipo de estrutura, basta você reconhecer a contação de histórias e entender se caberá em seu roteiro.
Vídeos sobre marcas, culturas das empresas ou produtos podem ser contados com histórias emocionais, que brincam com os medos e desejos do público. Você pode acrescentar
Combine o discurso que você deseja passar com as atitudes da empresa, com a responsabilidade social, com tudo o que ela devolve para a sociedade. Assim, o público se identifica, entende que é uma história condizente à realidade.
Se você tiver dúvidas em adaptar as estruturas necessárias do storytelling em seus objetivos, entre em contato conosco. Estamos dispostos a ajudar, entender suas necessidades e atendê-las com a produção audiovisual.
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