Pensar em um vídeo institucional é pensar em um nível de detalhamento e descrição muito bem estabelecidos. Desde o seu objetivo: qual é a mensagem a ser passada de dentro da empresa ou instituição para as demais?
Para isso, é preciso saber quais são as coisas que devem estar presentes em um roteiro de vídeo institucional! E, sim, é preciso ter roteiro – que não é somente algo exclusivo às grandes produções cinematográficas – que é a base para a criação de vídeos, e é o que vai diferenciar como o tema deve ser tratado.
Um roteiro de vídeo institucional guia toda a produção e os parâmetros a serem seguidos para contar a história tema. Serão animação ou pessoas? Com imagens próprias captadas ou retiradas de banco de imagens? Com locução ou lettering? Com qual tipo de trilha sonora?
Todas essas perguntas são essenciais para realizar um bom roteiro de vídeo institucional e que vão dar o norte para a produção.
Vamos te contar sobre os 05 tópicos essenciais para um roteiro institucional:
1- Saiba o que e para quem é este vídeo
Ter o objetivo e a mensagem do vídeo muito claros, além de ter estabelecido a sua mensagem deve atingir é primordial para iniciar um roteiro de vídeo institucional. Assim, você define quais ideias são transmitidas e como devem ser comunicadas para o público.
E, não se esqueça: para cada público alvo, existe um tipo de linguagem que funciona de maneira mais eficaz. Por exemplo, um vídeo institucional pode ser produzido tanto para os clientes, quanto para os colaboradores. Pode ter frases conhecidas para um público e totalmente sem sentido para outro.
2- Tenha um bom briefing
Depois da etapa anterior muito bem definida, é hora de ter o briefing. Juntar toda a equipe que poderá opinar sobre a realização desse vídeo e organizar todas as informações essenciais e relevantes para a criação do roteiro – assim, alguns pontos cruciais já serão definidos antes de serem enviados para a produtora!
Por exemplo: o vídeo será uma animação? Terá captação de imagens? Terá narração, atores? Qual o tipo de trilha sonora a ser utilizada?
3- Tenha um primeiro roteiro
A partir do briefing, faça o seu primeiro rascunho. É assim que, através do processo criativo, você conseguirá organizar melhor as ideias. Sem edições, críticas ou correções, deixe o processo imaginativo fluir.
Assim, ao finalizar, você conseguirá reler, entender o que deve ser melhorado, o que deve ser retirado ou acrescentado, ou até se é necessário reescrevê-lo.
4- Depois do rascunho, coloque nos moldes de um roteiro
Nesse molde de roteiro, que você pode encontrar até mesmo na internet, deve estar descrito absolutamente TUDO que deve estar presente em seu vídeo. Devem ser numeradas as quantidades de cena, separadas entre vídeo e áudio – essa é a maneira mais usual de se realizar um roteiro.
A estrutura se chama espelho e você pode encontrar o formato que mais se adapta a sua ideia.
É simples e deve tornar a leitura e a compreensão do roteiro fáceis e acessíveis. Certifique-se de incluir todas as informações do briefing neste roteiro. Quanto mais informações (de maneira organizada), melhor!
5- Não se esqueça de marcar as informações
Como dito anteriormente, os roteiros devem conter todas as informações que estarão no vídeo: sejam visualizadas ou ouvidas, cena por cena. Ou seja, o que é em formato de fala, sons, de imagem ou de lettering (escrito) deve estar exposto no roteiro.
Os letterings são todas as formas de texto, que são mais que legendas: podem ser frases de destaque, palavras, números, que chamam mais a atenção.
Além da trilha sonora presente no vídeo, que vão muito além das vozes. São as músicas que preenchem os vídeos, que transformam as produções através dos efeitos colocados – como sons de trânsito, telefones, pessoas falando ao fundo. Tudo isso fará diferença na finalização da produção audiovisual.
Pronto, agora você já sabe as principais características que não podem faltar no seu roteiro institucional. Mas, sabemos que pensar e colocar no papel um roteiro institucional não é tarefa fácil!
Por isso, nós da Plano A Produtora, junto com você – e seu briefing – conseguimos seguir nos planos e tirar a sua ideia do papel e trazer para a vida real. Da maneira que você quiser – desde o roteiro até a execução.
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